Jantar de Natal

O Jantar de Natal teve a colaboração artística das sócias Viviana e Lileana , na animação musical.
A Lileana em colaboração com a "sócia cozinnheira" Ana apresentaram um excelente menu











SÃO MARCOS
Santo patrono da Tertúlia Parlatório
ESCULTURA EM PEDRA, DE SÃO MARCOS, NA SEDE DA
TERTÚLIA PARLATÓRIO
Os símbolos dos quatro evangelistas são o anjo (para São Mateus); o leão (para representar São Marcos); o boi (simbolizando São Lucas); e, finalmente, a águia (símbolo de São João). Estes quatro símbolos foram extraídos da visão da Glória de Deus tida pelo profeta Ezequiel (Cfr. Ezeq. I, 10).
O profeta via a Glória de Deus sobre um carro (merkabah). E o carro tinha quatro rodas imensas que iam da terra ao céu. E em cada roda havia uma figura: a de um anjo, a de um leão, a de um boi, e a de uma águia. Tais rodas, que iam da terra ao céu, representam os quatro evangelhos, cujas verdades são acessíves até mesmo às pessoas mais simples (ao nível da terra), e, a mesma verdade, girando a roda, alcança o alto dos céus, isto é, pode ser entendida em sentido muito elevado e espiritual, pelos mais excelsos teólogos. A verdade evangélica, assim, é acessível a todos. Alimenta os nobres e dessedenta os pobres.
Os evangelistas são simbolizados nos quatro animais referidos. São Mateus é simbolizado pelo anjo com rosto de homem, porque seu Evangelho se preocupa em comprovar a natureza humana de Cristo, enquanto São João (a águia) se preocupa em comprovar a natureza divina de Cristo Jesus.
São Marcos é representado pelo leão, porque ele começa seu Evangelho falando da pregação de São João Batista no deserto da Judéia. Ora, o leão vivia no deserto, e a pregação de João foi como um rugido de leão. Ele quer mostrar Cristo como soberano, como rei. E o leão é o rei dos animais, enquanto São Lucas tem em vista demonstrar o caráter sacerdotal de Cristo. Daí ter como símbolo o boi, animal sacrificado no Templo.
São Lucas é representado pelo boi, o qual era o animal sacrificado no Templo de Jerusalém. Ora, São Lucas fala, logo no início de seu Evangelho, da apresentação de Jesus no Templo. A águia é o símbolo de São João, porque ele começa seu Evangelho falando da geração do Verbo em Deus, alçando-se desde o começo a alturas divinas, como a águia que se eleva em seu vôo.
 Segundo a tradição, Pedro enviou São Marcos para evangelizar Alexandria. Marcos fundou essa igreja e tornou-se o primeiro bispo local.
Em Alexandria foi martirizado sob o imperador Trajano (53-117), foi torturado, amarrado com cordas e arrastados pelas ruas da vila de Bucolo, um lugar cheio de pedras ásperas. Rasgado pelas pedras, o seu corpo era uma ferida sangrenta.
Depois de uma noite na cadeia, onde foi consolado por um anjo, Marcos foi arrastado pelas ruas outra vez, até que morreu no dia 25 de Abril de 72. De acordo com os "Actos de Marcos", judeus e gentios quiseram queimar o corpo, mas uma violenta tempestade fê-los dispersar, permitindo que alguns cristãos recuperassem o corpo e lhe dessem sepultura em Bucolo numa caverna e de lá, no século V, foi trasladado para a área da Canopus.
São Marcos é o santo patrono dos Notários.
Na sede da Tertúlia Parlatório , ao fundo, existe um relevo em pedra com a figura de São Marcos com o leão.