JANTAR DE ANIVERSÁRIO

Realiza-se no próximo dia 23 de Outubro o jantar de aniversário da Tertúlia Literária e Artistica PARLATÓRIO, com música ao vivo no Restaurante da ordem dos Engenheiros pelas 20H00, sito na Avenida António Augusto de Aguiar, nº 3, em Lisboa (pelo metro - linha azul - saída: Parque).

O jantar terá como convidado de honra o escultor Francisco Simões, que nos falará sobre "Mestre Martins Correia e a Escultura".

O custo do jantar é de 30,00 € e as marcações deverão ser feitas ou pelo email joao.barao@sapo.pt ou pelos telefones 217820124 ou 217 964266 (este com gravador) até ao dia 20 de Outubro.

MENU

APERITIVOS

Whisky, Gin, Favaios, Martini e Sumo de Laranja
Croquetes, Bolinhos de Bacalhau, Delícias de Camarão
Folhados Mistos, Chamuças e Frutos Secos

PRATOS

Sopa de Peixe à Cabo Espichel
Perna de Vitela Assada à Parisiense

SOBREMESAS E BEBIDAS

Mesa de Queijos, Doces e Frutas
Vinhos Branco e Tinto Douro "DOC"
Café, Águas, Refrigerantes e Cervejas




Breve Curriculum do Mestre Martins Correia

Renovador inquieto, soube dar à sua vasta obra um cunho de modernidade revolucionária no panorama artístico português, identificando-se muitas vezes como o "Rapaz da Corneta", que pintou como símbolo da mudança. Martins Correia nunca deixou de surpreender com as particularidades da sua linguagem plástica, caracterizada pela decantação formal e simplicidade conceptual, sempre a combinar com o vigor das cores primárias.
Moderna, pela inovação gráfica, e clássica pela harmonia das formas, são atributos de uma vasta obra de pintura e escultura em bronze, que mundo fora exalta os herois navegadores, pescadores do litoral português ou campinos do Ribatejo e nos delicia com um imaginário fértil, povoado por faunos e donzelas e por mulheres e cavalos correndo, livres, ao sabor do vento.
Do Brasil ao Japão, o estilo do Mestre é inconfundível e, entre nós, está imortalizado em várias estátuas espalhadas um pouco por todo o País, sendo os mais recentes marcos do seu génio criativo os paineis da Estação Picoas do Metropolitano de Lisboa e da Torre Vasco da Gama, no Parque das Nações, numa evocação patriota às Descobertas.
Antes destes "ex-libris" cedidos à cidade de Lisboa, muitos e grandes foram as dádivas a outros locais: as estátuas do Infante D. Henrique (Viseu); Luís de Camões e S. Francisco Xavier (Goa); Garcia da Horta (Instituto de Medicina Tropical de Lisboa); Bartolomeu de Gusmão (Aeroporto de Lisboa) e Amato Lusitano (Castelo Branco); Fernão Lopes (Biblioteca Nacional de Lisboa); D. Pedro V (Faculdade de Letras de Lisboa); Pio XII (Mosteiro dos Jerónimos); quatro Evangelistas (Catedral de Bissau).
A contrastar com a dispersão universalista da sua arte está o acervo do Museu Municipal Martins Correia, inaugurado, em 1982, na Golegã, por ocasião das comemorações dos 50 anos de vida artística do mestre, que doou àquela instituição, mais de cinco centenas de obras da sua autoria.


In Jornal "Correio da Manhã" de 31-07-1999

100º Aniversário do nascimento do Escultor Martins Correia (7/2/2010)

À semelhança das comemorações do 90º aniversário do nascimento do sócio honorário e fundador da Tertúlia Parlatório, vamos comemorar o 100º aniversário, com programa a publicitar em breve, com a deposição de um ramo de flores junto do local onde se encontra depositada a urna com as cinzas do Mestre.
Relembramos a seguir algumas fotos referentes à comemoração do 90º aniversário que se realizou em 2000 e em que estiveram presentes o Senhor Presidente da Câmara Municipal da Golegã, Dr. José Veiga Maltez, o Senhor Igrejas Caeiro e João Barão.

Cerimónia de descerramento da placa comemorativa



Placa Comemorativa



Senhor Presidente da Câmara Municipal da Golegã discursando na cerimónia.

À sua esquerda: João Barão, Elsa Martins Correia e Margarida Barão (pequena discípula do Mestre)



Almoço no Restaurante Central.

Da esquerda para a direita: Elsa Martins Correia, Igrejas Caeiro, João Barão e Paula Lapa

20º Aniversário da Tertúlia Literária e Artística

Em 18 de Outubro de 2009 a Tertúlia vai celebrar o 20º aniversário da sua fundação com um jantar de aniversário em local a anunciar.